Cuidados e Manutenção dos Equipamentos de Radios X: Seis Recomendações

Reading Time: 9 minutes read

Conselhos de um técnico de serviço experiente para maximizar o ROI do seu equipamento de diagnóstico por imagem.

As imagens capturadas pelo equipamento de raios X costumam ser o primeiro passo fundamental para realizar um diagnóstico e iniciar um plano de tratamento para melhorar a saúde do paciente. Além disso, a receita gerada pelos exames contribui significativamente para a viabilidade financeira de uma instalação. No entanto, quando o equipamento não está funcionando da maneira ideal, isso pode ter um impacto negativo sobre a operação e as finanças da sua instalação de diagnóstico por imagem.

gráfico de dados em segundo plano com o texto "ROI do equipamento de imagem: maximização"
O cuidado e a manutenção adequados do equipamento de raios-X são importantes para alcançar o desempenho ideal.

Seis recomendações para cuidados e manutenção dos equipamentos de raios X

O cuidado e a manutenção adequados do seu equipamento de raios X ajudarão a proteger seu investimento e a alcançar o desempenho ideal. Confira a seguir seis recomendações para maximizar o ROI do seu equipamento de diagnóstico por imagem e mantê-lo em perfeita operação, obtendo, assim, melhores resultados de diagnóstico. Essas recomendações-chave são baseadas nos meus 10 anos de experiência em manutenção de equipamentos de diagnóstico médico por imagem para os clientes da Carestream.

  1. Realize manutenção preventiva regularmente;
  2. Utilize e opere o equipamento adequadamente;
  3. Não negligencie o cuidado com os componentes;
  4. Opere o equipamento de acordo com suas especificações técnicas;
  5. Proporcione um ambiente ideal para seu equipamento de raios X;
  6. Utilize produtos de limpeza e desinfetantes aprovados na parte externa do equipamento.

Realize manutenção preventiva regularmente

A manutenção preventiva é essencial para ajudar a manter seu equipamento funcionando com desempenho máximo, em conformidade com todos os padrões regulatórios e de segurança, e de acordo com os padrões operacionais determinados pelo fabricante. Somente uma equipe de manutenção autorizada e certificada deve realizar o serviço no equipamento.

Muitas instalações de diagnóstico por imagem estabelecem uma política de serviço técnico com o fabricante por três boas razões. Em primeiro lugar, a equipe do seu fornecedor foi especialmente treinada pelo fabricante e terá as ferramentas necessárias para realizar as calibrações correspondentes. Não haverá atrasos desnecessários se um técnico externo chegar sem as ferramentas adequadas.

O serviço realizado por um engenheiro treinado pelo fabricante também reduz a possibilidade de um técnico não treinado causar danos adicionais, com custos associados, ao equipamento. Também ajuda a restabelecer o funcionamento do seu equipamento com mais rapidez.

Para mais informações escreva para vendaspecas@carestream.com, será um prazer atendê-lo. 

Em segundo lugar, com a manutenção preventiva, às vezes podemos detectar erros ou desgaste dos componentes antes que eles se tornem um problema maior.

Em terceiro lugar, seu engenheiro de serviço pode atualizar seu equipamento de imagens com os patches e as atualizações mais recentes, a fim de corrigir e ajudar a aprimorar a operação de seu sistema.

Existem vários planos de serviço com coberturas diferentes para a manutenção de equipamentos de raios X. Por isso, é importante reservar um tempo para encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento. Você precisará considerar o uso do sistema. Se você tiver um volume alto, seus componentes provavelmente se desgastarão mais rápido. A carga de trabalho intensiva também exigirá mais horas de manutenção do que equipamentos de menor volume.

Um dos componentes mais importantes e caros dos aparelhos de raios X é o tubo. Certifique-se de que sua política de serviço inclua a substituição desta peça essencial. Sem ela, suas operações serão temporariamente encerradas.

Após a conclusão da manutenção, seu técnico de serviço deve fornecer um relatório detalhado listando toda a manutenção que foi realizada.

Como parte do treinamento da Carestream, garantimos que nossa equipe de manutenção tenha à disposição os mais recentes boletins e documentações técnicas e de serviço para seus produtos. 

Utilize e opere o equipamento adequadamente

A utilização e a operação adequadas do equipamento são essenciais para mantê-lo funcionando corretamente. Por isso, é importante manter sua equipe treinada quanto à utilização correta. Sessões de treinamento geralmente são oferecidas pelo fornecedor do seu equipamento. A Carestream recomenda treinamentos de atualização em intervalos regulares para reforçar o conhecimento, especialmente em departamentos com rotatividade frequente de equipe.

Contar com uma equipe bem treinada ajudará a otimizar a utilização e a eficiência operacional, além de reduzir o número de erros, repetições de exames e incômodos para o paciente.

Não negligencie os cuidados com os componentes

O cuidado e a manutenção dos componentes são frequentemente negligenciados. No entanto, os componentes são importantes para o pleno funcionamento do seu sistema.  O tempo de inatividade resultante afetaria negativamente o ROI do seu equipamento de diagnóstico por imagem. Isso inclui baterias, filmes radiográficos, chassi de fósforo e detectores. Confira algumas recomendações que ajudarão a manter seus componentes em boas condições e a fornecer a melhor qualidade de imagem.

Os detectores são outra peça do equipamento que têm uma missão essencial. Um detector DR quebrado pode interromper seu fluxo de trabalho dinâmico. Os detectores são sensíveis a quedas; portanto, manipule-os com cuidado.

Além disso, é preciso tomar cuidado para diminuir a probabilidade de danos aos detectores causados por líquidos e produtos químicos. Para minimizar problemas e danos causados pela filtragem, utilize sacolas plásticas quando houver possibilidade de que os detectores sejam expostos a fluidos e produtos químicos.

As baterias dos detectores são um componente essencial em detectores sem fio. Os detectores da Carestream utilizam baterias de íons de lítio. Recomendamos não deixá-las descarregadas, pois elas podem ser permanentemente danificadas. Você pode recarregá-las com frequência. (Não é preciso se preocupar com descargas parciais.)

As baterias terão uma vida útil longa se o nível de descarga for mantido de acordo com as orientações dos fabricantes. Leia as especificações do rótulo. Você obterá informações valiosas sobre a temperatura operacional e as especificações elétricas, entre outras. Se você tiver duas ou mais baterias, recomendamos alternar a utilização para que elas tenham uma vida útil uniforme.

Se um sistema CR estiver sendo usado, o chassi de fósforoexigirá limpeza periódica das telas internas. Isso reduzirá os artefatos que podem ser causados por poeira e outros elementos na tela. Utilize somente produtos de limpeza recomendados pelo fabricante. Observe, ainda, que o uso de gaze ou qualquer outro tecido que deixe resíduos não é recomendado, pois também podem causar artefatos nas imagens.

E se você estiver usando filme, lembre-se de que os filmes radiográficos são muito sensíveis, portanto, é importante não armazená-los por um período prolongado. Verifique também os rótulos e as recomendações do fabricante quanto ao intervalo de temperatura apropriado para armazenamento. Por fim, verifique periodicamente a data de validade do filme.

Opere o equipamento de acordo com suas especificações técnicas

Conhecer as especificações técnicas do seu equipamento fornecerá informações valiosas sobre os recursos do seu sistema. Por exemplo, você não deve utilizar excessivamente seu equipamento de baixo volume. O equipamento de baixo volume pode processar informações rapidamente, mas foi projetado para um determinado nível de volume de pacientes. O uso adequado do equipamento permitirá reduzir consideravelmente a quantidade de manutenção corretiva. Você pode encontrar as especificações técnicas do seu equipamento no manual do usuário que recebeu juntamente com o equipamento.

Também deve-se avaliar continuamente o uso do equipamento em relação às suas especificações técnicas. Monitorar seu volume e observar eventuais alterações serão práticas úteis quando chegar a hora de comprar um novo equipamento.

Proporcione um ambiente ideal para seu equipamento de raios X

Outro aspecto do cuidado com o equipamento de raios X são as condições operacionais. Sempre mantenha seu equipamento na temperatura apropriada. Você pode encontrar a temperatura operacional recomendada pelo fabricante em seu manual de operação.

Um bom sistema elétrico também é necessário. Problemas elétricos que interrompem a operação repentina do equipamento podem causar danos ao aplicativo ou a programas que mantêm seu equipamento funcionando. Para ajudar a evitar isso, entre em contato periodicamente com o responsável pela manutenção periódica da rede elétrica da sua instalação.

Também recomendamos que seu equipamento tenha um disjuntor. Esse recurso proporciona um fornecimento ininterrupto de energia, mesmo no caso de uma falha na rede. Isso permitirá que você mantenha seu equipamento funcionando o tempo suficiente para concluir o exame de imagem em andamento e, em seguida, desligar o equipamento adequadamente. Você pode adquirir um disjuntor autorizado junto ao fabricante do seu equipamento de raios X.

Utilize desinfetantes e produtos de limpeza aprovados na parte externa do equipamento

Também é importante manter seu equipamento em boa aparência física. Você pode não achar que isso afeta o desempenho do equipamento, mas afeta.

A limpeza deve se concentrar na parte externa do equipamento: as tampas e os controles de comando e exibição (se incluídos em seu equipamento). Utilize apenas os procedimentos e as soluções químicas autorizadas pelo fabricante. O uso de soluções de limpeza não autorizadas pode causar descoloração. Além disso, um procedimento de limpeza inadequado pode resultar em infiltração de produtos químicos nas telas de interação do usuário e afetar seu uso. Consulte o manual de operação para obter mais referências. Se os procedimentos de limpeza não forem especificados ou se você não tiver mais o manual, entre em contato com seu fornecedor. Também é importante desligar o equipamento de raios X antes de realizar eventuais limpezas para evitar danos elétricos.

Equipamentos limpos e livres de sujeira ou descoloração perceptível também são mais confortáveis para os pacientes. E, é claro, a segurança das superfícies é ainda mais essencial com a ameaça contínua da COVID-19. Além da limpeza das superfícies, deve-se realizar uma desinfecção de rotina. Confira as diretrizes para desinfecção dos equipamentos Carestream.

Espero que você tenha achado útil essas seis recomendações para cuidados e manutenção de equipamentos de raios X. Enquanto alguns deles exigem um contrato de serviço com o fabricante, outros não necessitam de conhecimento técnico e a manutenção pode ser realizada por você e sua equipe. A manutenção e os cuidados preventivos de rotina ajudarão a minimizar o tempo de inatividade do equipamento e a maximizar o ROI do seu equipamento de diagnóstico por imagem.

Jose Manuel Ordonez é gerente de suporte remoto da equipe de serviço da Carestream na América Latina. Ele tem 10 anos de experiência como engenheiro de campo e é especialista em equipamentos de diagnóstico médico por imagem da Carestream.

Para mais informações, envie um e-mail para info-br@carestream.com, será um prazer atendê-lo. 

#equipamentoderaiox #manutençãodeequipamentosderaiox #ROIdeequipamentoderaiox #CuidadoscomaCarestream

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.