Orientações para escolher seu próximo detector DR

Reading Time: 8 minutes read

Quando se trata de detectores de radiologia digital, não é só o preço que importa.

Um detector DR é parte integrante de seu sistema e fluxo de trabalho de imagens médicas. O detector certo pode ajudar a aumentar a eficiência de seus técnicos em radiologia e fornecer aplicações avançadas de imagem, contribuindo para tornar o diagnóstico mais preciso e melhorar o tratamento dos pacientes.

Mas como escolher o detector DR certo para as suas necessidades? Com diferentes tamanhos, cintiladores e softwares disponíveis, as alternativas são tão variadas quanto os modelos de um novo veículo!

Há uma concorrência enorme no setor, mas desde que nossa empresa lançou o CARESTREAM DRX-1 em 2009, o primeiro detector do mundo que é portátil, sem fio e tem o tamanho de uma fita cassete, acumulamos muitas percepções e experiência em DR, e fizemos contribuições importantes para a tecnologia de detectores. Confira algumas orientações que ajudarão você a escolher o detector ideal para atender às necessidades de seu centro por um preço acessível.

1 Pacientes: que tipos de exame você realiza?

Foto de um braço de meninos apoiado em um detector. As palavras "seleção de detector: 5 fatores a serem considerados" escritas acima do menino.
O detector certo pode ajudar a aumentar a eficiência de seus técnicos em radiologia e fornecer aplicações avançadas de imagem, contribuindo para tornar o diagnóstico mais preciso e melhorar o tratamento dos pacientes.

Os tipos de paciente examinados por meio de imagem e os tipos de exame que você realiza influenciarão o detector e o software a ser escolhido.

Responda a estas perguntas ao considerar a aquisição de um detector DR:

  • Você realiza exames de imagem em pacientes pediátricos? E em recém-nascidos?
  • Você realiza exames em pacientes bariátricos, de trauma ou ortopedia? As respostas ajudarão a identificar o tamanho dos detectores de que você precisa.
  • Você precisa de um detector com recursos dinâmicos para fluoroscopia ou de um detector de imagens em geral?

2 Dose: novas alternativas para equilibrar exposição e qualidade de imagem

O objetivo de todo departamento de imagiologia é produzir imagens com a melhor qualidade utilizando a menor dose de radiação possível sobre o paciente. Detectores DR que utilizam iodeto de césio (CsI) ajudaram a tornar isso possível.

Um detector digital que emprega CsI pode oferecer uma redução de até 30% na dose em comparação com detectores de oxissulfeto de gadolínio (GOS). Isso é especialmente importante na pediatria, considerando que as crianças são mais vulneráveis a cânceres induzidos por radiação. Além disso, o CsI preserva a visualização de detalhes finos com bastante eficiência, possibilitando um diagnóstico mais preciso.

O detector DRX Plus 2530C da Carestream utiliza CsI para esses pequenos pacientes altamente sensíveis a doses, e sua menor distância entre pixels oferece qualidade de imagem superior para diagnósticos mais confiáveis. Esse detector DR compacto e sem fio também é rápido e fácil de posicionar em incubadoras, proporcionando agilidade para acesso imediato às imagens. O 2530C também oferece os benefícios do X-Factor da Carestream, podendo, assim, ser compartilhado com outros equipamentos Carestream DRX. Graças ao seu posicionamento flexível e manuseio fácil, o DRX Plus 2530C também é ideal para imagens ortopédicas.

visite carestream.com para obter mais informações
Saiba mais sobre nossa família de detectores.

Outra opção para limitação da dose é nosso detector DRX-L para imagens de comprimento longo. Capturar imagens de comprimento longo com alta qualidade em radiografias de perna ou coluna vertebral pode ser uma tarefa difícil, especialmente em pacientes pediátricos ou com mobilidade reduzida. Com o detector DRX-L sem fio, um exame de imagem de comprimento longo pode ser realizado com uma única exposição em menos de um segundo, e a pré-visualização da imagem é disponibilizada em seis segundos.

Para fins de comparação, a aquisição de imagens de comprimento longo por meio de diversas capturas pode demorar 14 segundos ou mais, e essa redução de tempo pode fazer a diferença quando se examina uma criança inquieta ou um paciente com dor.

Várias exposições também requerem que as capturas sejam emendadas para gerar uma imagem completa. Como o detector DRX-L realiza uma única exposição, não é preciso emendar diversas imagens, o que contribui para medições mais precisas, aprimorando o diagnóstico e o planejamento de tratamento. Essa é mais uma opção excelente para realizar a menor exposição geral possível sem comprometer a qualidade da imagem. O DRX-L também pode ser utilizado com os detectores DR da nossa família DRX.

3 Qualidade de imagem: imagens mais rápidas e aperfeiçoamentos para ajudar a realizar um diagnóstico mais rápido e fácil 

O software de processamento de imagens funciona em estreita colaboração com o detector. E, claro, a Carestream é reconhecida por nosso excelente processamento de imagens.

O avançado mecanismo de processamento de imagens Eclipse da Carestream proporciona uma grande variedade de melhorias para tornar os exames de raios X mais rápidos, fáceis e produtivos. Algumas das aplicações de destaque que oferecemos são:

  • Visualização em tubo e em linha, o que realça as linhas de PICC, as linhas de CVP, os tubos GI, entre outros, para possibilitar um diagnóstico rápido.
  • Visualização de pneumotórax, o que acentua a identificação de ar livre na cavidade torácica.
  • Supressão óssea, o que melhora a visualização do tecido mole.
  • Recursos automáticos de detecção de grade e supressão de artefatos de grade.
  • SmartGrid, que oferece a mesma qualidade de imagem sem a utilização física de uma grade.

Nosso mecanismo Eclipse ajusta e adapta automaticamente o processamento de imagens para fornecer supressão de ruídos e melhoria de detalhes, o que facilita muito a visualização e o diagnóstico de anormalidades sutis difíceis de detectar. Nosso software de processamento de imagens Eclipse está disponível em todos os nossos detectores DR.

4 Fluxo de trabalho: aumente a eficiência de seus técnicos em radiologia

Os detectores DR, especialmente os modelos sem fio, reduziram exponencialmente o tempo gasto por técnicos em radiologia para a realização de exames por imagem, o que, por sua vez, torna as imagens de raios X muito mais rápidas e fáceis para os pacientes.

Com um detector digital, as imagens dos pacientes, que antes precisavam ser processadas por meio de um processador de filme ou leitor de CR, agora são disponibilizadas segundos após a exposição. Além disso, a obtenção de imagens em unidades móveis está se tornando cada vez mais comum nos centros. A DR fornece uma imagem imediata no leito do paciente. Se forem necessárias exposições adicionais, não é preciso incomodar o paciente uma segunda vez, poupando o precioso tempo dele e do técnico em radiologia. Antes de escolher seu próximo detector, dedique um tempo para observar o fluxo de trabalho de seus técnicos em radiologia.

  • Eles estão realizando exames de imagem no leito dos pacientes?
  • Os detectores estão sendo compartilhados por diversas salas ou unidades móveis?
  • Onde seus detectores estão sendo recarregados? Se seus técnicos estiverem realizando uma quantidade considerável de exames de imagem no leito, considere um modelo portátil com carregador embutido na unidade.

Observe também se há alternância no volume de pacientes entre os departamentos em diferentes horários. Se houver, este é mais motivo para escolher um detector que possa ser compartilhado e deslocado para onde for mais necessário: rondas pela manhã, uma sala de raios X durante o dia e o pronto-socorro à noite.

Foto de um detector de raios-X.
Com a plataforma X-Factor Detector, nossos detectores DRX sem fio funcionam em todos os seus equipamentos DRX para fornecer imagens com excelente velocidade e qualidade.

Para encerrar, seus técnicos em radiologia transitam entre diferentes centros? Se transitarem, considere a aquisição de detectores e outros equipamentos de imagem que compartilhem o mesmo software. Isso ajuda a aumentar a produtividade de seus técnicos em radiologia, já que eles podem alternar com facilidade de um dispositivo para outro em seu centro. Além disso, com a inclusão de um novo detector, os técnicos em radiologia poderão utilizá-lo com mais rapidez, reduzindo os custos de treinamento.

5 Preço: obtenha funcionalidade e flexibilidade máximas com seu orçamento

O preço é obviamente um fator muito importante, especialmente quando o orçamento é limitado, o que é sempre o caso!

Nossos detectores Focus 35C/43C, equipados com o software Image Suite V4 e habilitados pelo mecanismo Eclipse, proporcionam os benefícios da DR sem a necessidade de substituir seus equipamentos atuais.

Projetados especificamente para centros menores e clínicas particulares e especializadas, como ortopedia, quiropraxia e veterinária, trata-se de uma forma acessível de incorporar soluções digitais. Nossos detectores Focus sem fio, equipados com o software ImageSuite, oferecem uma interface de usuário simples e intuitiva, fluxo de trabalho automatizado com protocolos uniformes, uma plataforma em Windows 10 que reforça a cibersegurança, além de outras vantagens para aumentar sua produtividade a cada dia a fim de assegurar um padrão de tratamento superior para seus pacientes.

Antes de adquirir qualquer detector, é importante analisar todos os recursos oferecidos para ter certeza de que ele irá suprir as necessidades de seu centro e ajudar você a obter a melhor imagem possível por um preço acessível. Espero que essas orientações ajudem você a tomar uma decisão fundamentada.

Foto de Kevin Odorczyk

Kevin Odorczyk  é o gerente mundial de linhas de produtos para detectores DR da Carestream Health. Ele contribui para diversos produtos Directview CR e DR há mais de 20 anos.

ícone de Whatsapp

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.