Os engenheiros da Carestream inovam com o robusto detector DR sem vidro.

Reading Time: 6 minutes read

Os novos Detectores Lux 35 pesam quase 0,9 kg (2 libras) a menos do que os Detectores DRX-Plus.

O que é mais robusto e pesa menos do que um detector tradicional? E ainda pode melhorar a satisfação da equipe e do paciente? Resposta: o novo Detector Lux 35 sem vidro e ergonomicamente projetado, o mais recente e avançado detector da Carestream. O novo design elegante desse detector leve torna-o ideal para exames de imagem móveis e de mesa.

Nesta publicação, o Everything Rad analisa como os engenheiros da Carestream chegaram a esse design de detector inovador.

Quebrando a barreira do vidro

Os detectores utilizados na aquisição de imagens médicas possuem um sensor de vidro sofisticado para a captura de imagens. Mas, como todos sabem, o vidro é frágil.

“Nossas equipes de engenharia e fabricação têm a missão de tornar os detectores mais robustos, e o segredo é eliminar o vidro”, afirma Todd Bogumil, engenheiro mecânico chefe da iniciativa de design do Detector Lux 35.

imagem de enfermeira realizando um exame com detector. Texto "sem vidro. Leve"
O Lux Detector sem vidro pesa quase 2 libras a menos do que os detectores DRX-Plus.

Encontrar uma alternativa ao vidro para o sensor do detector exigiu testes extensivos de diversos materiais.

“Compreendemos os desafios do vidro e como ele se comporta. Mas cada novo material que exploramos exigiu uma compreensão de seus limites e desafios. Foram necessários testes comportamentais e de modelagem matemática consideráveis até chegarmos à solução ideal, mais robusta e que ainda oferece a captura de imagens de alta qualidade, característica pela qual a Carestream é conhecida”, afirma Bogumil.

Felizmente, a equipe pode se valer da experiência anterior da Carestream ao oferecer um detector sem vidro muito robusto para o mercado de testes não destrutivos.

Reduz o cansaço do técnico em radiologia e melhora o atendimento do paciente

A utilização de um material diferente do vidro no sensor permitiu à equipe de design eliminar as estruturas que sustentam o vidro, resultando em uma redução de peso de quase 0,9 kg (2 libras). O Detector Lux 35 pesa pouco mais de 2,4 kg (5 libras) com a bateria.  Em contrapartida, o Detector DRX Plus pesa 3,2 kg (6,99 libras) com a bateria. Sem bateria, o Detector Lux 35 pesa apenas 2,1 kg (4,7 libras). O menor peso e o design ergonômico elegante do Detector Lux 35 ajudam a reduzir o cansaço dos técnicos em radiologia.

Outra melhoria de design que beneficiará os técnicos em radiologia é a incorporação de suportes para os dedos em três laterais do Detector Lux 35.

imagem detalhada do detector Lux 35 com alças de dedo
Os apertos de dedo em três lados do detector sem vidro diminuem a fadiga do técnico de radiologia.

“Os técnicos em radiologia desempenham múltiplas tarefas”, explica Bogumil, que normalmente reserva um tempo para observar os desafios e fluxos de trabalho da aquisição de imagens em instituições médicas. “Eles seguram um detector de 3 kg (7 libras) em uma das mãos enquanto oferecem apoio e ajudam o paciente com a outra. É difícil segurar o detector com firmeza com apenas uma das mãos, especialmente no final do turno, quando o cansaço chega. O menor peso e os suportes para os dedos do Detector Lux 35 oferecem maior segurança durante o carregamento e facilitam o posicionamento.”

A equipe de engenharia também tornou seu posicionamento mais confortável para os pacientes. O Detector Lux 35 possui cantos arredondados e bordas chanfradas nas quatro laterais. Isso torna o detector mais confortável para os pacientes quando é posicionado atrás deles.

Maior durabilidade para um melhor ROI

Além de ser mais leve, o design mais resistente do Detector Lux 35 aumenta sua durabilidade e ajuda a reduzir o custo total de propriedade. O sensor sem vidro é mais durável, especialmente em caso de impacto ou queda do detector.

Além disso, o menor peso do detector e os recursos de manuseio aprimorados ajudam a minimizar impactos e quedas acidentais que podem danificar o detector.  Menor risco de quedas e quebra é sinônimo de menor tempo de inatividade e custos com substituição ou reparo.

“Há um aumento na demanda de aquisição de imagens móveis e isso implica um aumento equivalente nos deslocamentos e chances de derrubar ou danificar os detectores”, afirma Kevin Odorczyk, gerente da linha de produtos de detectores da Carestream. “Contar com um detector mais robusto pode resultar em menor tempo de inatividade e custo total de propriedade às instituições de aquisição de imagens.”

O Detector Lux 35 possui a mesma classificação IP (IP57) que os Detectores DRX Plus da Carestream.

iba como podemos ajudá-lo com seus desafios em imagens médicas.

O custo total de propriedade também é favorecido com o compartilhamento do X-Factor. Assim como os Detectores DRX Plus da Carestream, ele pode ser utilizado com outros equipamentos DRX para entrar em operação onde for mais necessário. Além disso, as luzes LED facilmente identificáveis nas quatro laterais do detector fornecem aos técnicos em radiologia visibilidade simplificada do estado do detector e um visor informativo no detector apresenta informações detalhadas para que eles saibam quando está na hora de trocar uma bateria fraca, por exemplo, e prevenir tempo de inatividade.

“Este detector inovador é resultado do foco da Carestream no cliente”, enfatiza Odorczyk. “Não limitamos nosso pensamento a conceitos comuns do tipo: ‘como podemos melhorar as funções de um detector?’.  Em vez disso, nos perguntamos: ‘como podemos melhorar a vida das pessoas que entram em contato com o detector?’. Com esse novo design técnico e ergonômico moderno, fomos além daquilo que as pessoas normalmente pensam sobre um detector.”

#Carestreamcuidados #detectordevidrolivre #luxdetector

Leia também

Katie Kilfoyle Remis é editora do Everything Rad e gerente de mídia digital global da Carestream Health. Gostaria de sugerir uma publicação? Entre em contato com ela através do e-mail katie.remis@carestream.com ou do telefone 1+585-627-6755.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.