O GRUPO DE ESTUDOS DO TAC COM CARGA DE PESO OFERECE POTENCIAL PARA UM MELHOR CUIDADO
Reading Time: 4 minutes read
Os avanços nas imagens de extremidades podem beneficiar aos adultos com estilos de vida ativos.
Ao longo dos anos assisti a centenas de feiras e conferências, e a reunião anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) foi uma das melhores experiências. Vi de primeira mão porque esta conferência é o think tank preeminente de cirurgiões ortopédicos, fornecedores de cuidado ortopédico e fornecedores de equipamentos médicos. Além disso, pareceu-me extremamente informativo em minha busca pessoal para encontrar respostas às perguntas. Para aqueles que podem estar em uma situação similar.
Durante minha estada no AAOS, assisti a uma reunião do Grupo de estudo internacional de controle de peso com tomografía computadorizada, que está composto por representantes de relevantes associações internacionais de cirurgia e radiologia de pé e tornozelo. O Grupo de estudo internacional Weight-Bearing CT (WBCT) promove o diálogo e a colaboração em iniciativas de investigação do CT com carga de peso, e está trabalhando para criar protocolos padronizados para as medições e a análise do WBCT. Seus membros estão dedicados a melhorar o diagnóstico e a compreensão das condições de pé e tornozelo que suportam peso. O enfoque do grupo é:
· Promover e melhorar a investigação usando imagens radiográficas 3D com o WBCT
· Padronizar a metodologia com respeito aos métodos de medição
· Servir como uma plataforma de comunicação para cirurgiões de pé e tornozelo, e para lhes informar sobre eventos educativos; e
· Oferecer pautas e revisões com respeito às indicações e o uso do WBCT a nível internacional.
O grupo é completamente independente da indústria, mas está patrocinado por fabricantes de dispositivos WBCT, incluindo a Carestream Health.
As Imagens do TC com peso favorecem o diagnóstico comparativo
A tomografía computadorizada 3D com peso apoiada na tecnologia de feixe de cone é possivelmente um dos desenvolvimentos mais interessantes em imagens radiográficas de pé e tornozelo. Encontrei de particular interesse as observações do Dr. Martin Ou’Malley que se centram no valor das imagens que suportam peso para seu uso no diagnóstico comparativo, já que se refere às lesões sofridas durante os esportes ou outras atividades físicas. Além de ser o médico da equipe dos Brooklyn Nets, USA Basketball e Iona College Athletics, o Dr. Ou’Malley é também consultor de pé e tornozelo para os New York Giants e o New York City Balé. Possui um conhecimento impressionante de lesões, entorses de tornozelo alto, fraturas e outros problemas complexos de pés e tornozelos.
O Dr. Ou’Malley discutiu como correlacionar as vistas com suporte de peso com outros exames de diagnóstico por imagens é valioso para determinar uma melhor rota de tratamento para seus pacientes e que ter os meios para capturar imagens de extremidades que suportam peso levou a uma melhor atenção ao paciente. A capacidade de aplicar vários níveis de estresse à área do corpo que se está visualizando enquanto se suporta o peso lhe permite obter uma avaliação mais precisa da estabilidade e o progresso de um paciente. Se o paciente for um bailarino profissional, atleta famoso, destacado na universidade ou alguém com um estilo de vida ativo, as imagens com suporte de peso (quando se correlacionam com outras vistas de diagnóstico) podem proporcionar uma melhor imagem geral das lesões, problemas, e levar então, a um tratamento mais adequado para o paciente.
A Carestream é uma das líderes pioneiras no desenvolvimento de tecnologia de imagens médicas para lesões esportivas e cuidados ortopédicos. Várias equipes da NFL, incluindo Buffalo Bills, Green Bay Packers, San Diego Chargers e São Francisco 49ers, adotaram os últimos sistemas de raios X digitais para usar em seus estádios.
É esta experiência que levou a Carestream a desenvolver um sistema de tomografía computadorizada de feixe cônico (CBCT, por suas siglas em inglês) para imagens de extremidades. Além de realizar exames em 3D de extremidades superiores, o sistema permite exames de joelhos, tornozelos, pés e dedos dos pés com suporte de peso, o que permite aos médicos ver estas partes do corpo baixo sua carga natural. O sistema CBCT proporciona imagens limpas em 3D no ponto de atenção e conta com uma pequena porta que permite aos pacientes entrar facilmente no orifício do sistema. Estes estudos de imagem com carga de peso não são possíveis com o CT tradicional.
Enquanto caminhava pela sala de exposições do AAOS, fiquei impressionado pela quantidade de médicos, especialistas e fabricantes que trabalham incansavelmente para melhorar os diversos aspectos de atenção ortopédica a um amplo espectro de pacientes. O que oferecem as companhias de imagens médicas pode não melhorar meu jogo de tênis, mas estou seguro de que minhas possibilidades de jogar bem em meus anos de outono aumentarão devido a suas contribuições. Os que sofrem lesões em suas extremidades se beneficiarão das novas tecnologias que podem melhorar significativamente sua qualidade de vida. O Jogo Começou!
Robert B. Salmon é Diretor de Comunicações Corporativas para a Carestream Health.