road with an image of an arrow and the words 2019

As três principais tendências de diagnóstico por imagem para 2019

Reading Time: 6 minutes read

A tecnologia não é nova, mas as aplicações podem ser surpreendentes.

A perspectiva para diagnóstico por imagem em 2019 parece muito familiar ao que o Everything Rad relatou em 2018. A Inteligência Artificial (IA) e os wearables (dispositivos usáveis) estão mais uma vez na lista, com a adição de mais aplicativos para dispositivos móveis de imagens. Essa lista das três principais tendências de diagnóstico por imagem não é nenhuma surpresa. Entretanto, será interessante ver em 2019 um melhor entendimento e mais aplicações das tecnologias existentes.

Tendência 1 de diagnóstico por imagem: Vale dar uma olhada mais profunda na IA

O interesse e o desenvolvimento de aplicativos de IA continuarão altos. Há até uma nova publicação RSNA dedicada ao tópico: Radiologia: Inteligência Artificial. (1)

Embora a IA seja explorada como um olhar a mais na análise de imagens, ela não substituirá o fator humano. O que foi observado pelo Dr. Eliot Siegel em 2016 permanece verdade hoje em dia. Isto é, os radiologistas fazem mais, muito mais do que o mais avançado algoritmo pode fazer porque eles não só olham as imagens! O seu âmbito inclui comunicação, avaliação da qualidade de imagens, otimização de imagens, educação, procedimentos, elaboração de políticas e muito mais. Para ser proficiente em todas essas habilidades essenciais, é necessário um nível de “IA geral” que está há, pelo menos, 20 anos ou mais de distância. (2)

Entretanto, a IA e os radiologistas vão continuar a se complementar em 2019. Recentemente, pesquisadores coreanos mediram o desempenho da IA versus radiologistas certificados na detecção de nódulos malignos em raios-X. Os pesquisadores compararam o que poderia acontecer se as máquinas e os humanos trabalhassem juntos. Curiosamente, apesar de a IA ser mais rápida sozinha, os melhores resultados vieram do trabalho em equipe – humanos usando o algorítimo de IA como um segundo olhar. (3)

A IA também auxilia os radiologistas e técnicos em radiologia otimizando os fluxos de trabalho e melhorando a produtividade. Caso em questão: O orquestrador do fluxo de trabalho da Carestream com seu mecanismo de fluxo de trabalho inteligente que possibilita melhor produtividade, qualidade e colaboração nos fluxos de trabalho de leitura radiológica. Pode procurar uma maior adoção em 2019, com estabelecimentos médicos de imagens buscando continuamente por maneiras de aumentar a eficiência e a satisfação do paciente.

estrada com uma imagem de uma seta e as palavras 2019
As principais tendências para o ano de 2019 incluem a tecnologia wearable, o app e o aplicativo por dispositivo móvel.

Tendência 2 de diagnóstico por imagem: dispositivos wearables de diagnóstico

Os dispositivos médicos wearables vão fazer mais incursões no diagnóstico por imagem em 2019. Apesar de diversos dispositivos médicos terem suas limitações e alguns serem controversos, a lista de aplicativos está explodindo: desde a medição no EKG ao alertar as pessoas alertando sobre a super exposição aos raios UV.

Uma das invenções mais recentes para a área de imagem médica é o scanner cerebral wearable MEG. (4) O superleve MEG é “usado como um capacete e pode medir a atividade cerebral enquanto as pessoas fazem movimentos naturais como acenar com a cabeça, alongar, beber um chá e até mesmo jogar pingue-pongue”. O scanner wearable traz possibilidades de imagens melhoradas para pacientes com distúrbios que causam movimentos corporais.

Outro dispositivo wearable é uma luva de RM. Usada próxima à pele, pode fazer imagens claras e constantes de articulações e tendões em movimento. Apresentado pela The New York University School of Medicine, o novo dispositivo de RM em forma de luva foi integrado a detectores similares à roupa. (5) Os benefícios das imagens produzidas pela luva de RM incluem o fornecimento de um mapa claro da anatomia da mão, auxiliando em tudo, desde cirurgia ao desenvolvimento de próteses mais precisas.

Tendência 3 de diagnóstico por imagem: aplicativos para dispositivos móveis para cérebros e corpos

Embora já existam diversos aplicativos de cuidados com a saúde para dispositivos móveis, poucos são aprovados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration, FDA) para imagens médicas.

Entretanto, a tecnologia móvel vai continuar a impactar a profissão de diagnóstico por imagem. Aqui estão alguns aplicativos móveis de diagnóstico por imagem de 2018 que ajudam a melhorar o acesso de radiologistas em movimento:

  1. Escola móvel – opção para os radiologistas em treinamento, já que seus currículos são tecnologicamente densos. (6)
  2. Comparações de diagnóstico por imagem – DocCheck News considerou o CTisus Critical Diagnostic Measurements em TC como um dos Top 5 aplicativos de radiologia em 2018. (7) Grátis no iTunes, o aplicativo permite a comparação de uma estrutura anatômica com um padrão.

Ainda sobre dispositivos móveis, nosso visualizador universal, CARESTREAM Vue Motion, inclui um conjunto de ferramentas com capacidades de medição volumétrica para tornar possível a leitura em um tablet, ou mesmo em um telefone celular Juntos, esses avanços possibilitam aos radiologistas, ler, relatar, colaborar e consultar médicos de referência com a mesma segurança que teriam ao completar uma avaliação em suas estações de trabalho PACS.

Resumo

Em geral, a perspectiva para radiologistas em 2019 é boa. Haverá avanços tecnológicos que vão auxiliar a melhora de diagnósticos e a velocidade na qual é possível fazê-los. Mais flexibilidade por meio do acesso móvel para radiologistas, solicitar médicos, enfermeiras e outros, ajudará os envolvidos no cuidado contínuo do paciente a ficar melhor informado.

O que os radiologistas podem esperar da AI em 2019?

#2019trends #diagnosticimaging

Les Campbell é gerente de vendas na CarestreamHealthcare Information Systems. Ele tem quase 30 anos de experiência em radiologia e cardiologia em várias funções, incluindo vendas, desenvolvimento de produtos, implementação e aplicativos. A formação de Les em engenharia elétrica e em administração de negócios combina bem com a indústria de sistemas de informações de cuidados com a saúde.

Referências (Língua Inglesa)

  1. 1. RSNA: Radiology: Artificial Intelligence https://pubs.rsna.org/journal/ai
  2. Everything Rad: Will Radiologists be Replaced by Computers? Debunking the Hype of AI https://www.carestream.com/blog/2016/11/01/debating-radiologists-replaced-by-computers/
  3. Diagnostic Imaging: Deep Learning-based Automatic Detection Algorithm Outperforms Physicians http://www.diagnosticimaging.com/automation/deep-learning based-automatic-detection-algorithm-outperforms-physicians
  4. Silicone Republic: Scientists unveil 3D-printed brain scanner you wear playing ping-pong https://www.siliconrepublic.com/machines/3d-printed-wearable-brain-scanner
  5. NYU Langone Health: MRI ‘Glove’ provides New Look at Hand Anatomy https://nyulangone.org/press-releases/mri-glove-provides-new-look-at-hand-anatomy#
  6. Radiology Business: Smartphone apps offer interactive, on-the-go learning for millennial radiology students https://www.radiologybusiness.com/topics/quality/smartphone-apps-offer-interactive-go-learning-millennial-radiology-students
  7. Top 5 Radiology Apps for 2018 http://news.doccheck.com/en/blog/post/8315-top-5-radiology-apps-for-2018/?utm_source=news.doccheck.com&utm_medium=web&utm_campaign=DC%2BSearch

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.