Imagens torácicas de COVID através do vidro

Reading Time: 4 minutes read

A University of Utah Health captura imagens radiográficas de pacientes com suspeita de COVID-19 através de uma parede de vidro.

Por Michael Mozdy, University of Utah Health.

Para ajudar a reduzir a disseminação da infecção, nossos radiologistas e técnicos em radiologia na University of Utah Health estão obtendo radiografias torácicas de pacientes com suspeita de COVID-19 através de uma divisória de vidro. Além de minimizar a disseminação da COVID-19, a técnica inovadora também nos ajuda a economizar os preciosos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Pacientes com suspeita de COVID-19 são posicionados com conforto e segurança em salas de observação com pressão negativa. Então, nossa equipe captura as radiografias torácicas através de uma parede de vidro da sala utilizando a unidade de raios X portátil DRX-Revolution. (Desça até a parte inferior da página para assistir a um vídeo explicativo.)

Foto da Carestream DRX-Revolution posicionada para capturar uma imagem do tórax através do vidro.
A University of Utah Health usa o CARESTREAM DRX-Revolution para capturar imagens torácicas de pacientes com suspeita de COVID através do vidro.

“Com algumas pequenas modificações técnicas, as radiografias torácicas obtidas através do vidro são tão claras quanto as radiografias convencionais”, afirma o Dr. Phuong-Anh Duong, professor associado de radiologia. O Dr. Duong, em colaboração com seus colegas no setor de imagens cardiotorácicas, a Dra. Joyce Schroeder (chefe do setor) e o Dr. Howard Mann, apresentaram a ideia a Alex Nieves, mestre em administração pública e gerente de serviços de radiologia diagnóstica do hospital. Juntos, eles testaram a nova configuração e ficaram satisfeitos com os resultados.

Normalmente, os pacientes são levados às nossas salas de raios X, onde os técnicos interagem diretamente com eles, posicionando-os e obtendo as imagens. Mesmo no departamento de emergência, nossos equipamentos portáteis de raios X DRX-Revolution são levados para as salas e a equipe posiciona os pacientes para que as imagens possam ser obtidas corretamente.

Foto dos médicos Howard Mann e Phuong-Anh Duong
Howard Mann, MD, and Phuong-Anh Duong, MD.

Com o advento da pandemia da COVID-19, é política do University Hospital que todo paciente que apresente sintomas respiratórios seja tratado como suspeita de infecção por COVID-19. Esses pacientes são levados diretamente para a unidade de atendimento de emergência (salas com pressão negativa separadas das salas de emergência padrão). O objetivo é minimizar o contato entre esses pacientes e o restante do hospital, inclusive os profissionais de saúde.

A radiografia torácica é um dos primeiros exames feitos em pacientes com dificuldade respiratória. “Essa técnica minimiza a circulação de pacientes e integrantes da equipe pelos corredores, o que reduz bastante o risco de transmissão da COVID-19”, explica Nieves. Além disso, considerando a preocupação com a escassez de EPIs em todo o país (embora essa não seja uma preocupação em Utah no momento), nossa equipe não precisa usar um conjunto de máscaras, óculos e luvas para obter essas radiografias, pois não há necessidade de entrar na sala. Isso economiza tempo, reduz o risco de exposição e o custo dos materiais exigidos para EPIs e higienização dos equipamentos. “Estamos usando essa técnica todos os dias”, observa Nieves.

Fotos da Dra. Joyce Schroeder e Alex Nieves
Joyce Schroeder, MD, and Alex Nieves, MPA.

O Dr. Mann soube dessa técnica por meio de colegas do University of Washington Medical Center, que começaram a testá-la no fim de março. Ele apresentou-a à nossa equipe e nós a adotamos rapidamente. Estamos trabalhando no aprimoramento da técnica, fornecendo treinamento aos profissionais de enfermagem que ajudarão com o posicionamento e estudando a eficácia dessa técnica na redução do contato entre pacientes doentes, equipe e equipamentos da radiologia.

“Estamos tentando fazer nossa parte para sermos tão inovadores quanto possível no enfrentamento dessa situação com desdobramentos contínuos”, observa o Dr. Satoshi Minoshima, PhD, chefe de radiologia e ciências de imagens do departamento Anne G. Osborn. “Não sabemos quanto tempo essa situação pode durar e descobrir maneiras de tratar com segurança os pacientes e economizar EPIs é extremamente importante”, acrescenta ele.

Michael Mozdy é o diretor associado de comunicações científicas do departamento de radiologia e ciências de imagens da University of Utah Health. Este artigo foi publicado originalmente no site da University of Utah Health.

Obs. do editor: o artigo se destina apenas a fins informativos. A Carestream não remunerou a University of Utah por este artigo ou seu conteúdo. A Carestream não avaliou esta aplicação e não faz nenhuma afirmação com relação à sua eficácia.

Leia o artigo relacionado sobrecomo utilizar o DRX-Revolution para obtenção de imagens através do vidro. Brady, Z., Scoullar, H., Grinsted, B. et al. Technique, radiation safety and image quality for chest X-ray imaging through glass and in mobile settings during the COVID-19 pandemic. Phys Eng Sci Med (2020).

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.