Avaliando a sua eficácia como administrador de radiologia

Reading Time: 10 minutes read

Seis etapas para se tornar um administrador mais eficaz.

Por Kernesha S. Weatherly, diretora de radiologia na UAB Medicine.

Você é um gerente de radiologia eficaz? Como você sabe? Na conjuntura atual, maior produtividade e uso eficiente dos recursos existentes se tornaram necessidade. De cortes orçamentários, taxa por desempenho e maior consumo, as habilidades de liderança de uma pessoa são mais importantes do que nunca. O mercado de saúde de hoje, orientado ao consumidor, exige um gerente que seja um ativo – e não um risco – para a organização.

Eu gostaria de compartilhar uma abordagem estratégica e seis etapas para que você gerencie a si mesmo com eficácia. Isso não só afetará o seu desempenho, mas também a efetividade e a vida profissional de seus subordinados diretos. Confira as seis etapas para se tornar um gerente de radiologia mais eficaz:

Foto de um homem e uma mulher olhando para um laptop. A frase "6 etapas para se tornar um administrador mais eficaz" foi sobreposta.
Essas 6 etapas o ajudarão a melhorar sua eficácia – e também a eficácia e a vida profissional de seus subordinados.
  • Identifique o seu estilo de liderança
  • Introspecção
  • Identifique os seus pontos fracos
  • Solicite feedback
  • Pratique a autodisciplina
  • Gerencie a si mesmo

A sua autogestão, ou a falta dela, está diretamente relacionada ao sucesso de seu departamento. Você sabia que uma gestão ineficiente pode comprometer de 5 a 10 por cento da produtividade? Uma liderança aquém do ideal pode inibir a sinergia, incentivar a toxicidade e diminuir o moral, acarretando um desempenho inferior. Equipes desmotivadas, alta rotatividade e menor eficiência têm consequências financeiras. E, no setor de saúde de hoje, orientado ao consumidor, colaboradores com alto desempenho que contribuam positivamente para a satisfação do paciente nunca foram tão imprescindíveis.

Sendo assim, como você pode aprimorar a sua eficiência como administrador de radiologia?

1 Identifique o seu estilo de liderança

A primeira etapa para gerenciar a si mesmo é identificar que tipo de líder você é. Este é um bom recurso que descreve diversos estilos de liderança, assim como as vantagens e as desvantagens de cada um deles. (Você pode ter visto designações diferentes para esses estilos.)

Identifique se o seu estilo de liderança é um dos mais conhecidos, como autocrático, liberal, autoritário, transacional, transformacional ou situacional. Você pode considerar que uma combinação de estilos caracteriza a sua liderança, mas provavelmente há um estilo inato que desponta com mais frequência. Por exemplo, embora eu seja mais autoritária às vezes, meu estilo de liderança predominante é situacional.

Identificar o seu estilo de liderança foi a parte mais fácil. Agora começa o trabalho mais difícil, de gerenciar a si mesmo. Para alcançar o sucesso, você precisa dominar os níveis de autoconsciência e autogestão. Começaremos pela autoconsciência, que envolve quatro etapas: introspecção, identificar os seus pontos fracos, solicitar feedback e praticar a autodisciplina.

2 Introspecção

A introspecção é a capacidade de analisar os seus pensamentos e comportamentos com objetividade. Trata-se de uma oportunidade de cultivar a capacidade de ver a si mesmo e a seus pontos cegos; de identificar os seus comportamentos e como eles afetam, positiva ou negativamente, as pessoas ao seu redor.

Comece se perguntando: “Quais são as reclamações comuns que ouço de minha equipe de radiologia?” Reflita sobre as áreas ou os temas em relação aos quais você sente resistência ou apreensão de seus subordinados diretos com mais frequência. Quando você vê as pessoas se fechando? Em quais situações é mais provável que elas cometam erros? Em seguida, reflita sobre o seu comportamento, o seu tom e a sua reação nessas situações.

3 Identifique os seus pontos fracos

A maioria de nós se concentra nos pontos fortes. Porém, identificar os seus pontos fracos lhe tornará muito mais forte do que identificar os seus pontos fortes. Por exemplo, sei que a minha memória é péssima. Como diretora de diversos departamentos, tenho muitas responsabilidades e recebo diversas solicitações e questões ao longo do dia, às quais precisarei dar atenção em algum momento. Então, desenvolvi um processo para enviar lembretes por e-mail a mim mesma, pelo celular, e agendo a entrega desses e-mails para o dia em que preciso resolver uma determinada tarefa. Esse é um exemplo de como gerencio um de meus pontos fracos.

Nem todos os seus pontos fracos serão óbvios e haverá dias em que você conseguirá administrá-los. Pode ser um problema que surja apenas em uma situação específica. Refletir sobre os seus pontos fracos e identificá-los é algo desconfortável. Porém, se não identificar os seus pontos fracos, é possível que você se transforme em um risco para o departamento de radiologia.

4 Solicite feedback

Solicitar feedback requer humildade. Você está solicitando a alguém que seja honesto sobre as suas falhas e perguntando qual é a percepção dos demais a seu respeito. Porém, ao concluir a etapa de introspecção e identificar os seus pontos fracos, você estará preparado para feedbacks negativos. Se você ficar em choque com o feedback, então haverá dúvidas sobre a sinceridade de sua introspecção.

Ao ouvir o feedback, lembre-se de que os pontos fracos não significam que você está falhando. Pelo contrário. São oportunidades para se aprimorar e se tornar um gerente melhor.

Às vezes, você pode considerar que a pessoa responsável pelo feedback está errada ou mal-informada. Mas isso não importa. A verdade é que esta é a percepção a seu respeito. Você pode solicitar esclarecimentos, mas, nesta etapa, o seu papel é escutar com atenção, e não ouvir para responder.

A qual subordinado direto você solicitaria feedback?Comece por aquelas pessoas que são sempre honestas e normalmente emitem a própria opinião, mesmo quando você não quer ouvi-la. A maioria de nós tem um colaborador assim em nossa equipe. No entanto, não faça esta solicitação a um colaborador com quem você tenha uma relação conturbada. Caso não se sinta à vontade em fazer a solicitação a um subordinado direto, peça a um de seus colegas ou a alguém a quem você se reporta. Você também pode solicitar que o seu departamento de RH organize um processo cego de feedback. Mas lembre-se: se você não quiser saber, não pergunte. Contudo, se não perguntar, você não crescerá.

5 Pratique a autodisciplina

Esta etapa requer propósito ativo. O seu aprimoramento como gerente deve ser definido como uma meta para que você possa colocá-la em prática. Isso exige adentrar em uma zona de desconforto e analisar o seu humor e as suas reações. Explore o que lhe incomoda. A sua equipe sabe como fazer para obter uma resposta de sua parte?

Como você está lidando com o fato de que, ultimamente, se tornou o saco de pancada dos pacientes? Não raro, muitos de nós se encontra nessa situação no momento. As restrições impostas pela COVID‑19 estão mantendo a família e os visitantes longe dos pacientes, que se sentem mais contrariados e assustados. Praticar a autodisciplina implica não só compreender que os pacientes estão contrariados com toda essa situação, e não com a sua pessoa, especificamente, mas também permitir que eles extravasem as emoções negativas que sentem sem que isso afete a forma como você reage.

Imagem de uma mulher com uma sombra de super-herói.
Um departamento de radiologia bem-sucedido requer um líder funcional e eficaz que seja fluido e flexível em sua abordagem.

Do mesmo modo, os colaboradores de sua equipe podem estar agindo com grosseria ou descontando em você. Assim como os seus pacientes, eles estão sob muita tensão em decorrência da COVID‑19 e das contínuas mudanças impostas pela pandemia. Praticar a autodisciplina lhe ajudará a parar para considerar as reais preocupações de sua equipe de radiologia, permitindo elaborar um plano apropriado, ao invés de reagir rapidamente de forma a gerar ainda mais estresse.

6 Gerencie a si mesmo

Depois de abordarmos as etapas até a autoconsciência, vamos explorar as áreas para gerenciar a si mesmo: organização, priorização, autorregulação, responsabilidade e aprendizagem contínua.

Organização: quantos e-mails que ainda não foram lidos há em sua caixa de entrada? Se houver 100 ou mais, como você pode afirmar que é um líder eficaz? Como você pode gerenciar a si mesmo se não consegue gerenciar a sua caixa de entrada? Como você sabe que não está deixando passar algo importante que é motivo de preocupação para a sua equipe ou os seus pacientes? Aincapacidade dedelegar ou ser inflexível ou desorganizado são alertas que devem ser levados em consideração.

Priorização: para não perder a visão do todo, crie uma lista das tarefas que precisam ser concluídas primeiro. Compreenda o que é mais importante e o que vem primeiro. Se você trabalha de 8 a 10 horas por dia e tem a impressão de que não está dando conta das tarefas, então provavelmente precisa dar atenção à priorização.

Autorregulação: esteja em sintonia consigo mesmo. Pare, respire e se recomponha ao fazer pausas durante o dia para que você possa responder com propósito, ao invés de reagir. Desempenhe as ações e reserve o tempo necessário para se recompor, seja caminhando, ligando para um amigo ou apenas fechando a porta do escritório por alguns instantes. Eu me comprometi a reservar 30 minutos por dia para almoçar e ter tempo para mim mesma.

Responsabilidade: seja responsável por suas ações. Admita quando você estiver errado. Você não pode esperar que a sua equipe seja aberta e transparente se der a impressão de que não comete erros. A responsabilidade também implica definir expectativas claras para a sua equipe de radiologia. Você não pode esperar que os seus colaboradores ajam em conformidade se não comunicar claramente o que é exigido deles.

Além do mais, quando você estiver cansado ou sobrecarregado, seja responsável e peça ajuda à liderança – seja uma prorrogação do prazo, auxílio de outras pessoas ou um dia de folga. A responsabilidade é um exercício de empoderamento e demonstra que, acima de tudo, você é um líder eficaz, sabendo como efetivamente se gerenciar.

Aprendizagem contínua: necessária para o seu crescimento pessoal em criatividade e desenvolvimento estratégico. A aprendizagem pode ocorrer de maneira informal, durante o café ou em ligações telefônicas com os seus colegas e mentores. Ou pode ser mais formal, como fazer um curso on-line. Confira com o departamento de RH quais são as oportunidades de desenvolvimento oferecidas por sua organização.

Independentemente do setor, identificar as competências de liderança em outras pessoas sempre foi desafiador. Embora aparentemente óbvio e, de certa forma, básico, identificar as suas habilidades de liderança pode ajudar a garantir que você esteja consistentemente conduzindo a sua equipe na direção certa.

Um departamento de radiologia bem-sucedido requer um líder funcional e eficaz, com abordagem fluida e versátil. Um líder eficaz é necessário para conduzir a sua equipe consistentemente na direção certa. Um líder eficaz compreende o poder e a necessidade da liderança contextual. Apenas os líderes que sejam capazes de rapidamente reconhecer e adaptar os seus métodos à situação de momento terão êxito no longo prazo. Lembre-se de que a habilidade de liderança mais importante que você poderá aprender é como liderar a si mesmo.

Espero que tenha considerado essas informações úteis. Quais são as suas estratégias para ser um líder eficaz? Quais são os seus maiores obstáculos para alcançar as metas de seu departamento de radiologia? Compartilhe os seus comentários abaixo.

Foto de Kernesha Weatherby

Kernesha Weatherly, que possui mestrado em administração de saúde (Masters of Health Administration, MHA), é tecnóloga certificada em medicina nuclear (Certified Nuclear Medicine Technologist, CNMT), tecnóloga registrada (Registered Technologist, RT) em CT (tomografia computadorizada) e diretora de radiologia na University of Alabama no Birmingham Hospital. Ela apresentou este tema na AHRA 2020. O e-mail de contato da autora é kweatherly@uabmc.edu.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.