Redução da Exposição e da Dose de Radiação na Radiologia Médica

Reading Time: 10 minutes read

As soluções da Carestream ajudam a aprimorar a segurança do paciente e os resultados clínicos.

Um objetivo fundamental dos técnicos em radiologia é realizar um exame de aquisição de imagens que forneça informações suficientes para um diagnóstico clínico preciso – e com a menor dose de radiação possível. Felizmente, houve avanços consideráveis na redução da exposição à radiação na radiologia digital sem comprometer a qualidade da imagem.

Continue lendo para saber mais sobre o conjunto de soluções da Carestream para ajudar você a aprimorar a segurança do paciente e os resultados clínicos. Para facilitar a leitura, organizei as soluções disponíveis em três tipos de exames: exames gerais de raios, aquisição de imagens do tórax e aquisição de imagens pediátricas.

Redução da dose de radiação em exames gerais de raios X

As soluções Carestream ajudam a reduzir a dose de radiação e a exposição em radiologia médica sem comprometer a qualidade da imagem.

Recursos de software para ajudar a reduzir a exposição à radiação estão incorporados em nosso pacote do Software ImageView. Por exemplo, o Índice de Exposição IEC permite uma avaliação rápida da quantidade de radiação utilizada para gerar a imagem, enquanto o Índice de Desvio compara imediatamente a exposição escolhida com o objetivo específico de sua instituição.

Também dispomos de um alerta de Verificação de Detector que sinaliza aos técnicos em radiologia quando eles selecionam o detector incorreto, o que resultaria na necessidade de repetir o exame. O alerta avisa o usuário quando detecta movimentação física de um detector não selecionado. A exposição é desativada até que o usuário confirme o detector correto. Esse recurso é especialmente útil em sistemas móveis, nos quais são utilizados diversos detectores.

E falando em detectores, você sabia que os detectores de iodeto de césio (Csl) oferecem uma redução de dose de radiação de até 30% em comparação com os detectores de oxissulfeto de gadolínio (GOS)? Toda a ampla família de detectores da Carestream utiliza iodeto de césio.

Uma última recomendação para reduzir a dose de radiação em exames gerais de raios X é contar com as vantagens da inovadora tecnologia Smart Noise Cancellation (SNC) da Carestream Health. O software baseado em inteligência artificial (AI) permite ao usuário reduzir a dose de radiação sem perda de qualidade de imagem.(3) O SNC oferece qualidade aprimorada do diagnóstico, preservação de detalhes finos e melhor relação contraste-ruído para imagens adquiridas em exposições clinicamente nominais.

Redução da dose de radiação em raios X do tórax

Os raios X do tórax (CXRs) são uma das radiografias mais difíceis de interpretar devido à estrutura densa do coração, à anatomia complexa sobrejacente e subjacente do paciente e aos movimentos ininterruptos dos pulmões e do coração.

Fale conosco.

Para ajudar os técnicos em radiologia a adquirir imagens ideais para interpretação dos radiologistas, sem aumentar a dose de radiação, a Carestream oferece quatro tecnologias de software impactantes. Já mencionei o Software Smart Noise Cancellation. As outras três são Software SmartGrid, Dual Energy e Tomossintese Digital.

Software SmartGrid: reduza a dispersão e a dose de radiação

Ao adquirir imagens de áreas mais densas do corpo, como o tórax, há o potencial de perda da qualidade das imagens devido à dispersão da radiação. A solução convencional para reduzir a dispersão é utilizar grades antidispersão.

As grades podem ser altamente eficazes na redução da dispersão, porém, em geral, exigem uma dose mais elevada de exposição à radiação, visto que o feixe de raios X é atenuado pelas barras de chumbo. Nosso Software SmartGrid utiliza um algoritmo avançado que estima a dispersão de baixa frequência distribuída em uma imagem e a reduz. O resultado: imagem com qualidade comparável às imagens adquiridas com uma grade antidispersão, mas com uma dose de radiação menor.

Dual Energy: o novo padrão de atendimento para aquisição de imagens do tórax

Para realizar um diagnóstico mais preciso, os radiologistas prefeririam visualizar duas imagens separadas do tórax: uma dos tecidos moles e outra dos ossos. Em um esforço para obter essa separação, os profissionais do setor de aquisição de imagens tem utilizado a tecnologia Dual Energy que capta duas imagens radiográficas de um paciente sucessivamente com rapidez. No entanto, os benefícios da tecnologia também acarretaram um aumento na dose de radiação. (São necessárias duas exposições: uma com exposição a raios X de energia relativamente mais baixa e outra com energia relativamente mais alta.) Além disso, os profissionais do setor de aquisição de imagens tiveram dificuldade para superar os artefatos e erros de registros causados pela movimentação do paciente (devido aos batimentos cardíacos e à respiração) entre a captura de imagens de energias alta e baixa.

Visite nosso Hospital Virtual.

Felizmente, a Carestream lançou uma inovação tecnológica patenteada. Nosso método Dual Energy oferece excelente qualidade de imagem com uma exposição de entrada semelhante ao raios X de tórax PA padrão. Nosso inovador sistema de aquisição de imagens com filtragem diferenciada subtrai exposições rapidamente adquiridas de energias baixa e alta para a geração de imagens dos ossos e tecidos moles, contando com correção automática da movimentação do paciente. Acreditamos que o Dual Energy tem potencial para se tornar o novo padrão de atendimento na aquisição de imagens do tórax.

Tomossíntese Digital: uma extensão 3D da radiografia geral

A Tomossíntese Digital (DT) é uma extensão tridimensional da radiografia geral. Ela utiliza uma única varredura de exposições a raios X e simplifica o fluxo de trabalho do operador ao separar o processo de aquisição de exposição de DT da formação do volume da imagem. Como resultado, ela pode gerar dados a partir de uma série de imagens de raios X de baixa dose do mesmo órgão, obtidas com a mesma exposição de raios X e em diferentes ângulos.

Atualmente, a Carestream colabora com o Robarts Research Institute para explorar ainda mais o valor clínico das tecnologias de raios X digital, Tomossíntese Digital e Dual Energy com o intuito de ajudar a aprimorar os resultados de pacientes com doenças cardiotorácicas e pulmonares.

Soluções de aquisição de imagens pediátricas para os menores pacientes

As soluções de raios X pediátrico da Carestream são adaptadas para atender aos requisitos especiais e específicos da aquisição de imagens de seus menores pacientes. Nossos cassetes de tamanho apropriado e nosso software pediátrico atendem às recomendações das agências governamentais, como a Image Gently Alliance for Radiation Safety in Pediatric Imaging, e aos princípios de segurança de radiação mais baixa possível (As Low As Reasonably Achievable, ALARA).

Vamos começar com os nossos detectores. O DRX Plus 2530C é compacto, apresenta alta resolução (espaçamento de 98 µm pixels) e alta eficiência quântica de detecção (Detective Quantum-Efficiency, DQE), encaixa-se facilmente na bandeja de raios X de uma incubadora neonatal e também é ideal para exames das extremidades na mesa. Sua camada cintiladora de césio ajuda a garantir a melhor qualidade de imagem possível, enquanto sua dimensão apropriada permite incorporá-lo perfeitamente em seu fluxo de trabalho na UTIN e na UTI pediátrica.

Além disso, a Carestream oferece um detector de disparo único para a aquisição de imagens de pacientes pediátricos com escoliose. A capacidade de exposição única de nosso Detector DRX-LC ajuda a reduzir a dose de radiação do paciente na aquisição de imagens de comprimento longo, enquanto oferece qualidade de imagem aprimorada, dispensando as emendas. Ele também torna a aquisição de imagens de comprimento longo mais fácil e mais confortável tanto para o paciente quanto para o técnico em radiologia, reduzindo o tempo de espera e a necessidade de repetições. 

Além de utilizar um detector altamente eficiente, também é essencial empregar as técnicas de aquisição apropriadas (p. ex., kVp, mAs e filtração) em toda a ampla gama de biotipos pediátricos. Essa gama de tamanhos corporais, desde o menor paciente neonatal ao maior adolescente, requer que as técnicas de aquisição sejam adaptadas ao tamanho e à idade de cada paciente. Para contribuir com esse desafio, a Carestream oferece o Software de Otimização e Aprimoramento de Imagens Pediátricas que ajusta e adapta automaticamente os parâmetros de processamento de imagens do Carestream EVP Plus para qualquer uma das sete categorias de tamanho corporal pediátrico. A otimização pediátrica considera o peso e a idade do paciente para calcular os parâmetros de exposição.

Um compromisso com a redução da dose de radiação

Adquirir a melhor imagem possível com a menor exposição à radiação requer monitoramento e treinamento constantes. Nossos recursos de análise de imagens são ideais para programas de treinamento de qualidade e melhoria contínua. Utilize-os para medir e comparar a exposição e outros parâmetros-chave para cada exame realizado. As ferramentas incluem:

  • O relatório de dose coletada e distribui informações abrangentes sobre a dose ao PACS, inclusive valores de DAP, técnicas e índices de exposição.
  • A Ferramenta de Qualidade Total utiliza um simulador e um software para garantir que seu detector permaneça dentro dos padrões estabelecidos pela Image Gently e pelas diretrizes governamentais para aquisição de imagens pediátricas.
  • O Software de Análise e Relatórios Administrativos consulta todos os sistemas da Carestream na instituição e informa os níveis de exposição por exame e por técnica, as taxas de repetição, os motivos das repetições, as técnicas utilizadas, entre outros parâmetros.

Espero que esta visão geral dos recursos de hardware e software seja útil para ajudar a reduzir a dose e a exposição à radiação em exames gerais de raios X. A Carestream possui décadas de experiência na aquisição de imagens e nosso foco é elevar continuamente o patamar da qualidade tecnológica para ajudar você a aprimorar a segurança do paciente e os resultados clínicos.

Sobre a autora:

Renée Nichols, técnica em radiologia (Radiologic Technologist, RT(R)), é engenheira de aplicações mundiais na Carestream Health. Ela é especialista em raios X e CT (tomografia computadorizada), possuindo 39 anos de experiência em aquisição de imagens médicas. Em seu cargo atual, ela fornece suporte clínico e de campo, desenvolve treinamento para usuários finais, além de apoiar a comercialização, incluindo testes comerciais.

Referências:

1 Uni­fied Database for Rejected Image Analysis Across Multiple Vendors in Radiography. Kevin J Little, Ingrid Reiser, Lili Liu, Tiffany Kinsey, Adrian A Sánchez, Kateland Haas, Florence Mallory, Carmen Froman, Zheng Feng Lu.

2 Durante avaliações no local realizadas pelo cliente utilizando os recursos do Pacote Assistente do Carestream DR Smart Room.

3 Essas afirmações foram verificadas utilizando detectores Carestream em um estudo com leitores realizado por radiologistas certificados em comparação com pares de imagens obtidos com dose nominal (velocidade CsI ISO 400/velocidade GOS ISO 320) e dose reduzida (velocidade CsI ISO 800/velocidade GOS ISO 500) com SNC.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.